segunda-feira, 19 de maio de 2008

O que é o COSO?


Fontes:
http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=contabilidade_internacional-coso
http://www.coso.org/

Em 1985, foi criada, nos Estados Unidos, a National Commission on Fraudulent Financial Reporting (Comissão Nacional sobre Fraudes em Relatórios Financeiros), uma iniciativa independente, para estudar as causas da ocorrência de fraudes em relatórios financeiros/contábeis. Esta comissão era composta por representantes das principais associações de classe de profissionais ligados à área financeira. Seu primeiro objeto de estudo foram os controles internos. Em 1992 publicaram o trabalho: Internal Control - Integrated Framework (Controles Internos – Um Modelo Integrado). Esta publicação tornou-se referência mundial para o estudo e aplicação dos controles internos, e é a base que fundamenta o presente texto.

Posteriormente a Comissão transformou-se em Comitê, que passou a ser conhecido como COSO – The Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission(Comitê das Organizações Patrocinadoras do Treadway). O COSO é uma entidade sem fins lucrativos, dedicada à melhoria dos relatórios financeiros através da ética, efetividade dos controles internos e governança corporativa. É patrocinado por cinco das principais associações de classe de profissionais ligados à área financeira nos Estados Unidos, a saber:

AICPA: American Institute of Certified Public Accounts - Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados
AAA: American Accounting Association - Associação Americana de Contadores
FEI: Financial Executives Internacional - Executivos Financeiros
IIA: The Insititute of Internal Auditors - Instituto dos Auditores
IMA: Institute of Management Accountants- Instituto dos Contadores Gerenciais

O Comitê trabalha com independência, em relação a suas entidades patrocinadoras. Seus integrantes são representantes da indústria, dos contadores, das empresas de investimento e da Bolsa de Valores de Nova York. O primeiro presidente foi James C. Treadway, de onde veio o nome Treadway Comission.

Para mais informação:
http://www.coso.org/Publications/erm/COSO_ERM_ExecutiveSummary_Portuguese.pdf

Nenhum comentário: